É difícil ser bonito?



Meu segundo romance, O diabo no fundo da sala, permite uma série de reflexões interessantes. Tomei o cuidado de “semeá-las” ao longo da história, de modo a se costurarem à narrativa que conta o romance entre Anna Florença, a professora de Literatura, e seu aluno, Pedro Henrique Braden.

Como autora, destaco, dentre outros temas, a sororidade que une a família de Anna Florença; o cotidiano escolar, os amores virtuais, as fantasias eróticas, o ciúme, a insegurança... Hoje, gostaria de pensar um pouco sobre o tema da insegurança.


Esta emoção aterradora perpassa todo o romance! Ela é imediatamente perceptível na relação vertical que Anna Florença estabelece com Pedro. Quando pensamos nisso, parece evidente “compreender” a situação na qual a personagem se encontra. Afinal, Pedro Henrique não é apenas mais jovem do que ela – são dez anos de diferença! –, mas também é um jovem belíssimo, brilhante, “cheio de charme”, sensual, rico, etc., etc.


De fato, nós compreendemos por quê ela se sente enciumada de Leandra e de todas as mulheres que se aproximam dele. Anna Florença tem um passado de abandono paternal e, ainda, de desastres amorosos. Como eu disse: compreende-se. Mas, O diabo no fundo da sala também oferece outro elemento para pensarmos sobre esse sentimento: Pedro Henrique também é inseguro!


Paradoxalmente, sua insegurança na relação com Anna Florença decorre justamente de seus atributos! Por isso, te convido à reflexão que o próprio Pedro faz: quando alguém não corresponde ao padrão de beleza estabelecido, ninguém questiona a sua inteligência. Mas, quando uma pessoa não apenas corresponde a este padrão, como também usufrui de todos os símbolos sociais de sucesso, ela não parece real. Pelo contrário, parece ser falsa, ou seja, um fake. Dito de outra forma: nos acostumamos a lidar com o “outro” pela negação. Se é bonito, não é inteligente. Se é bonito e inteligente, é pobre. Se é bonito, inteligente e rico, é mau caráter. Já pensou nisso?


Fica a reflexão. Talvez não seja tão simples como parece, corresponder aos padrões de beleza e de status que a sociedade estabelece para nós!

E você? O que você acha? Deixe seu comentário!


Para ler o ebook kindle, acesse a Amazon.

Para ler o impresso, acesse o site.


23 visualizações

Para assuntos de mídia, por favor contate

© 2019 by R.M. Ferreira 

  • White Twitter Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

R.M. FERREIRA - ESCRITORA

Impressos produzidos sob demanda. CPF: 090727286-02

Rua Nordau Gonçalves de Melo, 1116. Uberlândia, MG.

Previsão de entrega: 20 dias úteis após a compensação da compra. 

  • Black Twitter Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Amazon ícone social
  • ícone wattpad